Quer não ser mais do mesmo na hora de planejar suas estratégias de marketing conteúdo? Alguns pilares são fundamentais. Nós os separamos para você. Acompanhe!
1. Conheça seu público-alvo tão bem quanto seu produto/serviço
O perfil do seu público-alvo está claro para você? É indispensável que esteja. Conhecer mais sobre quem você vai prospectar é uma etapa que garante a entrega de um produto ou serviço perfeitamente alinhado com quem precisa acreditar nele.
2. Ofereça conteúdo relevante e os visitantes virão naturalmente
Uma vez definido as plataformas de conteúdo (site, blog e/ou redes sociais) e o seu público- alvo, é chegada a hora de aplicar o bom e nada velho marketing de conteúdo. Tudo o que for produzido deve ter a linguagem adequada e informações relevantes sob o ponto de vista do seu potencial cliente. Assim, ele será atraído porque encontrará aquilo que realmente o interessa.
3. Transforme seus visitantes em potenciais clientes
Cliente atraído, agora chegou a hora de converter. A melhor maneira de transformar os visitantes do seu site em oportunidades ou vendas é criando mecanismos que possam qualificar os perfis mais propensos a fechar negócio. Isso pode ser feito, por exemplo, através da entrega de algum material de valor (eBook, Planilha, Infográfico e etc.) para o visitante em troca de alguns dados de contato, como o e-mail.
4. Ajude seu potencial cliente até o momento da compra
Saber se relacionar tem a ver com seguir algumas regras básicas que ditam a interação com seu cliente: ter atenção, cuidado e, se for preciso, está disposto a ajudar. É imprescindível alimentar o cliente com informações que ele precisa para resolver seus problemas. Assim deve ser até o momento crucial: a compra do seu serviço.
Uma boa tática a ser usada dentro desse processo é o Fluxo de Automação em Marketing. Educar o cliente e conduzi-lo dentro das quatro etapas essenciais garantirá que ele chegue até a “decisão de compra” dentro de um período de tempo alinhado com as necessidades do seu negócio e de acordo com o que foi planejado previamente.
5. O que não é medido não é gerenciado
Chegou a hora dos relatórios. Mas eles não devem ser pensados como algo a ser feito automaticamente, não funciona dessa forma. Eles atuam como um indicador importante do feedback dos consumidores. Quanto, de fato, o marketing de conteúdo agregou a sua empresa? A partir de desse acompanhamento, é possível (e é preciso) traçar metas bem definidas e realistas, além de mensuráveis. Relatórios mostram o caminho de crescimento trilhado e o quanto ainda será preciso percorrer.
Pensar as estratégias de inbound é caminhar com previsibilidade rumo ao sucesso e, ao mesmo tempo, oferecer ao cliente uma experiência de aprendizado sobre o serviço que estará comprando.
Fonte: https://allin.com.br/5-pilares-de-uma-estrategia-de-marketing-de-conteudo/